terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Quando o sofrimento nos motiva a sermos pessoas melhores. Apresentação!

Antes de começar esse meu primeiro texto, minha maior preocupação era qual seria o seu tom. Não queria algo melancólico e triste, contudo um dos motivos que me levou a criar o blog foi todo sofrimento que passei e que estou passando.
Quando era apenas um pequeno jovem padawan, eu me sentia muito perdido e muito assustado com toda transformação hormonal, com os novos sentimentos, com os desejos reprimidos e pior de tudo com as agressões na escola. Nessa época, meus dois maiores refúgios eram acompanhar blogs e desabafar nos meus diários/cadernos.
Encontrar blogs de pessoas homossexuais contando suas histórias, suas superações e mostrando uma nova perspectiva de encarar a vida me ajudou muito! Hoje em dia eu já consigo me aceitar e ter orgulho de quem sou, da maneira que sou. No entanto ainda tenho meus medos e traumas como qualquer outra pessoa.
Falando bem resumidamente, por causa de todas as situações que passei na juventude, desenvolvi uma grande dificuldade de me conectar com as pessoas. Por mais que quisesse, por mais que isso fosse importante pra mim e eu me importasse com o outro, eu não conseguia me relacionar e criar vínculos.
Já estou fora do armário há pouco mais de dois anos. Por muito tempo, eu encarei minha sexualidade como um dos maiores problemas da minha vida. Frustração. Decepção. Medo. Repulsa. Vergonha. Preconceito. Eram palavras muito impregnadas na minha mente. Por anos o processo de autoaceitaçao foi acontecendo com muito sofrimento. Porém muita coisa mudou no decorrer desses meus 23 anos, não sou mais o mesmo. Já consegui amadurecer muito e superar parte desses traumas.
Uma notícia para os que ainda estão no armário: sair dele é algo transformador. Por pior que possa parecer e por mais medo que possa dar, com o tempo tudo vai melhorando e a paz de espírito finalmente pode ser alcançada. Mas sair dele é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada na superação de traumas e aceitação. E esse caminho se chama vida.
Um dia desses, encontrei meus cadernos antigos. Tenho quase dez cadernos relatando todas as minhas questões desde 2007. Escrever é uma terapia incrível. Você reflete sobre o que te aflige e consegue observar tudo de outra perspectiva.
Então tive a ideia de criar esse blog. Eu tenho tanta história pra contar. E receber a opinião dos outros pode me ajudar tanto com todas as dificuldades que ainda enfrento. Além disso, penso como pode ser incrível que meu blog ajude alguém da mesma maneira que os blogs antigos que eu acompanhava me ajudaram tanto.
Essa ideia de criar o blog ficou guardada na minha cabeça por muito tempo (quase um ano). Até que recentemente me vi de novo me afundando no meu sofrimento e pior de tudo eu estava perdendo a vontade de reagir. Mas eu sabia que precisava agir de alguma maneira. Não queria sofrer passivamente e resolvi tomar uma decisão. Não nasci pra sofrer. Era a hora de começar a escrever.
Acho que o mais importante não é o tipo e nem a intensidade do sofrimento que te perturba. Pare um pouco e pense nisso: o importante é como reagimos diante do sofrimento. Você quer ser aquele que se afunda na dor ou aquele que tenta buscar na dor algum aprendizado? Tudo na vida é baseado em escolhas e ensinamentos. Qual será a sua escolha? O que está disposto a aprender? 



3 comentários:

  1. Olá senhor In the Sun!
    Bem vindo a blogosfera =)
    gostaria de te dar um abraço mas nao eh possivel agora.
    Espero voltar para ver suas historias e espero que escrever realmente te ajude a passar por essa fase pesada, se conectar com pessoas e fazer amigos!
    um grande abç!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas boas-vindas, NB!
    Sei que tenho que arrumar muita coisa aqui no blog, mas tudo vai se ajeitando com o tempo.
    Tive uma semana complicada na faculdade, mas acredito que nesse fim de semana postarei novamente :)
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo joia?!

    Poxa... muito legal teu primeiro texto, eu tenho um blogue faz um tempinho, eu costumo dizer que comecei a escrever para não explodir. Na época, eu começava a descobrir um pouco mais sobre mim e por achar que não tinha com quem conversar eu acaba guardando tudo para mim, até que um dia não deu mais... eu ia explodir.

    Nem sei dizer como, eu encontrei um blogue... Me lembro até hoje do nome e foi um alivio ver que eu não era o único, que não estava sozinho... Eu nunca quis escrever sobre mim, sempre detestei diários ou qualquer coisa que "pudesse ser usado contra mim no tribunal da vida", mas lá estava eu!

    O que eu não sabia é que o blogue traria grandes amigos para mim, no início tudo muito misterioso, como diria Vanessa Redgrave em um filme, o anonimato é um cobertor bem quentinho. Mas chegará um tempo em que você começa a "conhecer", ainda que virtualmente, pessoas muito legais e a fazer grandes amigos! Comigo foi assim...

    Alguns desses eu não cheguei a conhecer pessoalmente, mas há um grupo bacana que eu saiu do virtual e veio para o real... inclusive de outros países, que já tive a chance de encontrar pessoalmente.

    Se puder te falar algo seria para não se preocupar com o "tom"... apenas escreva, com teu coração, para você! Costumo dizer que meu bloguinho é minha porção de egoismo, eu escrevo para mim...

    Te desejo sorte e que teu blogue te traga muitas coisas boas! :)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir